Tempo de leitura: 4 minutos
Desnecessário falar sobre a importância de vídeo marketing na estratégia digital das empresas. Basta rolar sua timeline do Facebook e Instagram, por exemplo, e verificar a quantidade de vídeos que encontra (tanto de pessoas físicas quanto jurídicas). As empresas já notaram esse potencial faz algum tempo e estão investindo pesado em produção de conteúdo em vídeo. Se sua empresa não se atentou ao poder dos vídeos ou até já sabe de seu potencial, mas não está utilizando vídeo na sua produção de conteúdo, cuidado.
No entanto, o artigo de hoje trata sobre as diferenças nas visualizações de vídeo no Facebook e no Youtube e o porquê você deveria prestar atenção nisso.
Visualizações de Vídeo no Facebook
Se você é anunciante e deseja rodar sua campanha de vídeo deve ficar atento às métricas de alcance de seu material. Algumas métricas para olhar: Número de curtidas no vídeo, número de comentários, número de compartilhamentos e, é claro, o alcance total do vídeo, ou seja, seu número de visualizações.
Aí está!
Você cria o conteúdo em vídeo, divulga em sua página e impulsiona aquele material com alguma verba. O que acontece a partir de agora já aconteceu comigo numa situação real.
O cliente estava inaugurando um novo projeto e investimos uma pequena verba para divulgar o novo vídeo apenas para os seguidores da página, que na época, tinha aproximadamente 40.000 seguidores. Após 3 dias de campanha, vimos que tínhamos mais de 50.000 visualizações do vídeo, centenas de curtidas, dezenas de comentários e compartilhamentos (o que nos deu um impulso orgânico muito bom).
O cliente viu aquele número e comemorou. Apesar da pouca verba investida, o alcance foi muito melhor que o esperado. Aí vem a pergunta: Será mesmo?
Você sabia como o Facebook calcula o número de visualizações que ele mostra pra você?
Simples: Se você viu um vídeo por pelo menos 3 segundos, ele conta como uma visualização. Certo, e daí? Para fazer sentido, você deve entender como o Youtube calcula as visualizações de seus vídeos.
Visualizações de Vídeo no Youtube
No Youtube, o número de visualizações que aparecem embaixo dos vídeos é calculado de uma outra maneira. Para se ter uma visualização é necessário que o usuário assista a pelo menos 30 segundos do vídeo, portanto, 10 vezes mais tempo do que o Facebook considera por uma visualização. Se o vídeo tiver menos que 30 segundos só é contabilizada uma visualização se o usuário ver o vídeo inteiro.
Cuidado com a métrica Número de Visualizações
Esse dado (número de visualizações) pode distorcer radicalmente o impacto que você acredita que possui, sobretudo no Facebook. Olhar apenas para essa métrica pode induzi-lo ao erro e eu vejo pouca gente falando sobre isso. Por isso estou aqui para alertá-lo(a).
Para ver o número real de visualizações, o Facebook disponibiliza nas suas informações de páginas, na área de vídeos, o número de visualizações de pelo menos 3 segundos e de pelo menos 30 segundos, fazendo com que você tenha um dado, na minha visão, mais real de seu verdadeiro alcance. O problema é que poucas pessoas analisam esses dados.
Você vai entender abaixo o porquê eu falo isso.
Observe agora um gráfico:
Esse gráfico acima refere-se a um relatório de um vídeo de um cliente divulgado no Facebook. Nesse caso, trata-se de um vídeo de 15 segundos. Perceba que apenas 43,4% dos usuários que começaram a assistir ao vídeo, permaneceram até o final.
Portanto, percebe-se nitidamente que essa métrica de apenas 3 segundos de visualização do vídeo deve ser analisada com cuidado. Isso é porque é um vídeo curto, de 15 segundos! Mas é normal eu analisar esses gráficos e ver que menos de 15 a 20% dos que começaram a assistir ao vídeo, chegaram a pelo menos 30 segundos dele.
Conclusão
No momento de apresentar as métricas ao seu cliente, chefe ou mesmo for analisar esses dados de visualizações de vídeo no Facebook, considero adequado utilizar os dados que contabilizam uma visualização apenas quando o vídeo for visto por pelo menos 30 segundos. Trata-se de uma visão mais real do alcance efetivo.
Você sabia disso?
Deixe seus comentários aí embaixo.
Até a próxima!